Cervejas Sazonais

Durante muitos anos o processo de fermentação como um todo era um mistério, tanto que haviam preces para deuses fermentarem a cerveja. Sem formas de controles adequados de temperatura, os cervejeiros da época dependiam muito do clima de sua região e das estações do ano para produzir determinados estilos, sendo assim muitas receitas eram sazonais por uma questão de necessidade. Hoje a sazonalidade está mais ligada a comemorações e homenagens a esses estilos históricos.

Em Junho começa nosso inverno, época em que cervejas mais escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico são consumidas mais frequentemente.

Segue algumas sugestões de estilos para aquecer o seu inverno:

Doppel Bock: A palavra Bock vem do alemão e significa Bode, esse animal robusto e forte é utilizado como símbolo do estilo pois é isso que se espera da cerveja. Com alta graduação alcoólica e paladar adocidada, era consumida pelos monges durante seus jejuns por ser muito nutritiva.

Barley Wine: O “Vinho de Cevada” é um estilo muito comum na Inglaterra. Cervejas com uma grande complexidade, principalmente no perfil de malte, são excelentes para guarda e a época ideal para tirá-las do fundo de sua adega é no inverno, onde seu teor alcoólico entre 8 a 14% se torna mais agradável.

Imperial IPA: A queridinha IPA em sua versão mais potente, A Imperial IPA (ou Double IPA) mantém todas as características de uma IPA tradicional, porém com ainda mais álcool e amargor.

Robust Porter: As Porters estão entre as cervejas mais consumidas na Inglaterra, porém tendem a ser leves para consumos em maiores quantidades. A Robust Porter é a versão “de peso” desse estilo. Com paladar bem marcante de chocolate e café devido seus grãos torrados.

Russian Imperial Stout: Essa variação do estilo Stout surgiu no século XVIII, fabricado pela Cervejaria Thrale para a corte de Catarina II da Rússia. O intuito da cerveja era conseguir agradar o paladar russo, já acostumado com a Vodka. Licorosas e adocicadas essas cervejas são capazes de mascarar sua potência alcoólica com facilidade.

Agora que já sabe por onde começar, pode escolher qual cerveja irá lhe aquecer nesse inverno!

Russian Imperial Stout sazonal da Cervejaria Lund

Artigo publicado originalmente na revista “Cerveja de Todos os Jeitos” em Maio de 2018.

Adquira o livro Tasting Beer de Randy Mosher no Amazon.

Fred Banionis

Sommelier, homebrewer, bartender, barista, fotógrafo, motion designer e nas horas vagas ser humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest